Toyota

Um Toyota Yaris muito especial – o Toyota Yaris GRMN

O ano de 2017 marcou o regresso da Toyota, pelas mãos da estrutura desportiva oficial Gazoo Racing, ao Campeonato Mundial de Ralis, com o Yaris WRC, a arma baseada no carro de estrada que vai já na terceira série da terceira geração. E, para uma bela comemoração da efeméride, aqui vai disto…

Mas, de que se trata afinal?

Pois bem, este não é só mais um Yaris. Nem é um híbrido mais potente! Trata-se da versão de estrada mais vitaminada (e desportiva) de sempre de um Yaris, especialmente preparada pelos magos da Gazoo Racing e testada a fundo no aterrador Inferno Verde em Nürburgring: o Yaris GRMN! A sigla GRMN advém da designação “Gazoo Racing Master of Nürburgring”, o que atesta na perfeição o apuro técnico que eleva a performance do endiabrado Yaris a um novo patamar. Foi apresentado no Salão de Genebra do ano transato e iniciou a sua comercialização logo no início de 2018, tendo vendido toda a sua edição limitada de 400 unidades num ápice, com três exemplares em território português, apenas através de encomenda online no sítio de internet da marca.

Para começar, a grande razão da excelente performance do GRMN é o motor sobrealimentado a compressor desenvolvido com a colaboração da Lotus Cars de 1.8L a gasolina que eleva a potência para pouco mais de 210 cavalos. A caixa de seis velocidades ajuda o bichinho a acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6.3 segundos, o que, juntamente com o peso relativamente baixo de 1210 kg, contribui para a velocidade de ponta de 230 km/h. Para um carro de dimensões de um utilitário, chega e até sobra para uma boa refeição ao pequeno almoço!

O desempenho dinâmico é potenciado pelo chassis reforçado que inclui uma barra extra entre as torres da suspensão dianteira, o que ajuda na estabilidade na hora de curvar mais depressa. Mas há mais: as jantes BBS de 17” são uma parte importante do look desportivo, além de serem o suporte perfeito para os pneus Bridgestone Potenza RE050 de tamanho 205/45 R17. Sem estes detalhes, talvez o aspeto da carroçaria decorada com as cores da Gazoo Racing, com aquele spoiler traseiro e o tubo de escape central com acabamento cromado em forma de “vê fechado”, e a introdução dos dois bancos desportivos do tipo “bacquet” com o símbolo daquela estrutura desportiva não fizessem sentido. Para além do mais, a suspensão foi afinada especialmente para suportar as variações dos níveis de solidez do solo que pisa, a que se juntam molas de dimensões mais reduzidas de modo a que o carro fique mais perto do chão, o que ajuda a baixar o centro de gravidade. Para uma melhor entrega da potência do motor, foi introduzido um diferencial autoblocante Torsen que melhora a tração e o comportamento em curva. Pudera, afinal de contas trata-se de uma versão de estrada com inspiração no carro de ralis. Sintomático!

Ah, e para completar o ramalhete da dinâmica, não esquecer dos travões de disco que são regra nas quatro rodas, com diâmetro ajustado às necessidades de travagem eficaz face às elevadas performances.

Continuando pelo interior do GRMN, para além dos bancos desportivos, já referidos, existem quatro atrativos que não destoam em termos de discrição, mas que encaixam bem na imagem desportiva do modelo: o volante importado do GT86 (com mais uma aplicação do símbolo GR na sua base), a alavanca da caixa de seis velocidades com uma aplicação em cromado, os mostradores analógicos da velocidade instantânea e das rotações por minuto com mais uma aplicação do símbolo no segundo e, por fim, os três pedais em alumínio. Como não podia deixa de acontecer, numa era de constante evolução tecnológica, o carro vem equipado com um sistema de infoentretenimento ao nível da oferta corrente, que pode ser comandado através de botões no volante. Em termos gerais, estamos perante um interior simples, mas convidativo.

O único senão deste modelo é que, a par das restantes versões do Yaris, se mantenha a posição algo elevada de condução, contudo este é um ponto que pode facilmente ser ultrapassado com habituação. De resto, é e será sempre uma versão extremamente apetecível, independentemente do tempo que durar e desde que seja bem estimado e cuidado. Para memória futura na temática dos clássicos hatchbacks desportivos, é um fortíssimo candidato a tal.

As entregas do Yaris GRMN aos felizardos proprietários estão previstas para o presente mês de março de 2018.

P.S.: Se tu fores um dos felizes proprietários, e se for desejo teu, contacta-me para realizarmos juntos um teste dinâmico. Aceitas o convite?

 

Um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: