BMW

BMW M8 Gran Coupé Concept – o “toque de Midas” da BMW no sub-segmento dos GT longos

O segmento dos Grande Turismo (GT) é cada vez mais popular junto do público em geral que gosta de carros desportivos. Mas, de há alguns anos para cá, desde o aparecimento do Porsche Panamera, que um novo segmento, ou melhor, um sub-segmento dos GT, começou a florescer com cada vez mais força: o dos GT longos de quatro portas. Por enquanto apenas são os fabricantes alemães os donos absolutos desta espécie de principado.

No Salão de Genebra de 2018, que teve início a 06/03/2018, uma das maiores surpresas veio da BMW, que apresentou um novo GT longo de quatro portas a partir do futuro M8 Coupé: o M8 Gran Coupé. É caso para dizer que, desta feita, a BMW acertou em cheio na mouche, depois do insucesso do antecessor M6 Gran Coupé. O mesmo conceito Gran Coupé já foi aplicado também no Série 3 (este tem a designação curiosa de Gran Turismo) e Série 4. Este é o protótipo, com aspeto de versão definitiva, que antecipa não só o futuro M8 Gran Coupé mas também o Série 8 Gran Coupé que lhe dará a (ou partirá da) base.

“O BMW Concept M8 Gran Coupé ilustra o significado por trás da letra “M” na BMW com um estilo impressionante: representa “mais”, mais de tudo. Além da excelência dinâmica, o BMW Concept M8 Gran Coupé incorpora uma nova faceta de luxo para a marca BMW – ultra-desportiva, extrovertida e polarizadora”. É assim que a BMW começa a descrição de um carro que pretende concorrer de modo feroz com os seus rivais alemães, apresentando-se no certame suíço com um aspeto colorido de uma aurora boreal polar, uma característica exclusiva dos países nórdicos.

Desta feita, é de esperar que o M8 Gran Coupé tenha mais aceitação do que o M8 Coupé. Não só porque é um superdesportivo com design apaixonante, mas porque pretende também ser um carro para pais e filhos abastados, ou de alguém rico e solteiro que queira levar amigos para a festa em estilo. E tem beleza, muita beleza, imensa beleza… Aliás, numa tentativa de uma boa analogia, faço aqui uma equiparação com a relação entre homem e mulher: o M8 Coupé tem o espírito de um homem apaixonado e o M8 Gran Coupé o espírito de uma mulher apaixonada. E não vivem um sem o outro. Assim como um casal apaixonado anda de mãos dadas, os dois modelos poderão andar literalmente, lado a lado, complementando-se mutuamente.

Segundo o vice-presidente sénior do departamento de design da BMW Group, Adrian van Hooydonk, “o BMW M8 Gran Coupé Concept oferece uma perspetiva para a mais exótica e sedutora variante da nova BMW Série 8”. Por sua vez, Domagoj Dukec, o vice presidente do departamento de design da BMW M e da BMW i, afirma: “O BMW Concept M8 Gran Coupe é projetado para agitar as águas, polarizar – deve mover as pessoas emocionalmente. Com este carro queremos alcançar pessoas que procuram algo especial e que desejam destacar-se dos demais. Aqui a BMW M está a levar inconfundivelmente o luxo para fora da sua zona de conforto.”. Tal como o BMW Série 8 Coupé Concept, o BMW M8 Gran Coupé Concept mostra a nova linguagem de design da BMW, encabeçada por uma superfície expressiva que acentua o dinamismo do carro de uma forma mais viva do que antes através da sua carroçaria. A sua capota alongada, a linha esbelta do tejadilho e a zona traseira curta formam em conjunto uma silhueta coupé que, para além de super elegante, reflete o mais alto grau de desportividade à qual se poderia conjugar. A pintura – não se sabe se esta passará para a produção em série – redunda num acabamento exclusivo em Salève Vert. Tal como numa aurora boreal, e dependendo do ângulo de visão, o acabamento altera entre um verde rústico para um azul acinzentado. O resultado é um aspeto imbatível.

Mas o que realmente vai distinguir a versão M da versão civilizada são os seguintes elementos: a grelha em forma de rim com design M com barras duplas, as entradas de ar laterais M em forma de guelra, as pinças de travão M,  as ponteiras de escape duplo M, as jantes de liga leve M de 21″ com raios duplos em forma de estrela com um acabamento de dois tons em dourado e preto.

As versões definitivas do Série 8 Gran Coupé e do M8 Gran Coupé serão apresentadas em 2019, sendo previsível que se comercializem a partir do mesmo ano. Prevê-se também que as motorizações sejam as mesmas para o Coupé, embora no comunicado oficial a marca não tenha adiantado nada sobre o campo dos motores e das prestações.

Um Feliz Dia Internacional da Mulher de 2018 para todas as mulheres!

 

P.S.: A propósito, a BMW lançou este vídeo, em homenagem a todas as mulheres condutoras. Porque é o caráter que molda os condutores. Pena que já não esteja disponível (informação atualizada a 14/07/2018).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: