Outros

Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico 2018 – Antevisão

Numa era em que se discutem e se tentam solucionar os problemas relacionados com o aquecimento global do nosso planeta e o papel negativo que o automóvel teve nesse processo, vão surgindo soluções de mobilidade cada vez mais amigas do ambiente, seja por iniciativa própria de uma boa fatia de construtores mundiais, seja devido às cada vez mais apertadas restrições na emissão de gases poluentes impostas pela União Europeia e por outros países, mesmo de outros continentes. Os fabricantes em geral tiverem o desafio de desenvolver, cada qual à sua maneira, novos sistemas de locomoção que não os baseados apenas na combustão interna, tais como os carros elétricos (de motor elétrico) e os carros com unidades motrizes que conjugam o motor de combustão com o motor elétrico, ou seja, os híbridos.

De há alguns anos para cá, são cada vez mais as marcas que apostam em tecnologias alternativas, salvaguardando contudo a componente do prazer de condução. Por outro lado, e particularmente em Portugal, tem havido uma procura cada vez maior por aquilo a que se pode chamar de “carros ambientalistas”, por várias razões para além da razão óbvia: benefícios fiscais, tecnologia cada vez mais evoluída, autonomia cada vez maior das baterias, performances tão boas ou melhor do que nos carros convencionais, facilidade de condução e, sobretudo, conforto de rolamento devido à ausência quase total de ruído. Não admira, pois, os números crescentes de vendas ano após ano. Contudo, tais números ainda não chegam para combater a preferência da maioria dos portugueses pelos carros convencionais, sobretudo pelo facto de não haver postos suficientes de carregamento das baterias para os carros do tipo “plug in”, do longo tempo (várias horas) de carregamento das baterias e da ainda fraca autonomia da grande maioria dos modelos puramente elétricos, sobretudo para quem faz viagens longas. Mas isso pode estar prestes a mudar, pois a tendência que se verifica neste momento é a do surgimento de novos modelos com autonomia na ordem dos 400 km ou mais e de novos sistemas de carregamento rápido, a um ritmo cada vez mais avassalador, sendo que mesmo alguns híbridos têm a opção de carregar a bateria da componente elétrica do mesmo modo que os puramente elétricos. E, especialmente para os amantes da condução desportiva, a componente do divertimento ao volante está bem patente em vários modelos

É neste contexto que a Cidade do Porto irá acolher pela segunda vez o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE), mais concretamente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Será já nos dias 26, 27 e 28 de outubro (sexta, sábado e domingo), e o SPUNIQCARS vai marcar presença no sábado para captar todos os modelos híbridos e elétricos de diversas marcas, a saber: BMW, Hyundai, Lexus, Nissan, Mini, Mitsubishi, Smart, Toyota, Tesla, Kia, Volkswagen, Volvo, Peugeot, Fisker, Porsche, Renault e, até, da Ligier Professional (divisão de veículos profissionais do fabricante dos conhecidos quadriciclos e que esteve presente na Fórmula 1).

No evento em que, para além dos fabricantes de automóveis, outras empresas de suporte de mobilidade sustentável mostram os seus produtos, são realizados vários seminários que seguem a temática da eletrificação dos meios de transporte e o papel que desempenham na redução da poluição nas cidades e no próprio planeta. Um dos seminários terá lugar no dia 27, pelas 11 horas, com o tema “Híbridos e Eléctricos – a realidade e o futuro de utilização”, sendo apresentado pela Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) na pessoa do Dr. Pinho da Costa (Soc. Com. C. Santos, SA) e o SPUNIQCARS, na pessoa do editor do blogue, ou seja, eu mesmo, também vai estar presente nessa conferência, que recomendo para quem tiver dúvidas sobre a viabilidade desta variante automóvel.

Este é um evento que o SPUNIQCARS não podia perder, sendo de importância capital e que pode mudar a mentalidade de muitos portugueses, eu incluído, no sentido de uma contribuição decisiva para a salvação do planeta. Motivos de interesse não faltam, e variedade de modelos também não.

Estas e outras informações estão disponíveis no website do SAHE. Se queres conhecer as novidades, não percas este evento! Certamente vais ficar surpreendido!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: